K-12: Carta Aberta por Melanie Martinez



Hoje (23/07/19) Melanie Disponibilizou em seu seu site uma carta aberta sobre o processo de produção do seu álbum e filme "K-12" segue a tradução:

A FORÇA CRIATIVA E OS TALENTOS DE MELANIE MARTINEZ COMO UM ARTISTA VISUAL SEMPRE A DISTINGUIRAM DE OUTROS MÚSICOS. DEPOIS DE LIBERTAR O ÁLBUM EMBUTIDO DE CRÉDITO 2015, CERTIFICADO PELA PLATINA, CERTIFICADO EM 2015, CRY BABY - QUE NÃO ATINGIU. 1 NA TABELA DE ÁLBUNS ALTERNATIVOS DO QUADRO DE AVISOS E ENCARAM EM DOIS BILHÕES DE FLUXOS MUNDIAIS - ELE CONCEBUU E ADMITIU UM VÍDEO PARA CADA MÚSICA NO ÁLBUM. ESTES CLIPES COLORIDOS FORAM MAIS COMO MINI-FILMES, COMO TRACIONARAM OS TRAUMAS E AS INSEGURANÇAS EXPERIENTES PELO CARÁTER TITULAR DO ÁLBUM, CRY BABY.

O álbum SOPHOMORE E FILM, K-12, DO NOVO NATIVO INGLÊS, É OUTRO AMBITIOSO TRIUNFO. PARA O ÁLBUM, PRODUZIDO POR MICHAEL KEENAN COM A EXCEÇÃO DE UMA CANÇÃO PRODUZIDA PELA CINÉTICA E UM AMOR (QUE ANTERIORMENTE COLABOROU COM MARTINEZ EM TAIS HITS COMO “BONECA” E “CARROSSEL”), MARTINEZ CICLOU ATRAVÉS DOS SONS E MANTENHAU QUALQUER IDÉIA INSPIRADA: FLOURISHES ORQUESTRAL, BEATS SINEWY, ÓRGÃO LUSH, UM WALTZ ANTIGO. COMO COM O CRY BABY, O RESULTADO É QUE A MÚSICA DO K-12 É UM POTENCIÔMETRO VIBRANTE E SINGULAR DE HIP-HOP DE BAIXA CHAVE, POP ELEGULHOSO E ELECTRO INDIE-INCLINADO.

"MEU PRINCIPAL META É CRIAR MÚSICA QUE PODE AJUDAR AS PESSOAS A CURAR", MARTINEZ DIZ. "PORQUE EU ACREDITO QUE MÚSICA E ARTE É UMA FORMA FORTE DE TERAPIA QUE ESTÁ MUITO INFERIOR. MAS, SONICAMENTE, EU REALMENTE QUEIRA ESTE ÁLBUM SER UM REFLEXO DO CRESCIMENTO QUE VISEI DENTRO DE MIM. VEIO NATURALMENTE JUNTO. MÚSICA É UMA COISA INTUITIVA E A MAIORIA FOI APENAS NO MOMENTO. "

O PROCESSO DE ESCRITA DE MARTINEZ PARA O K-12 FOI UM POUCO DIFERENTE DE SEU TRABALHO PASSADO, EM QUE ELA LHE DUMA ESTRUTURA TEMÁTICA PARA TRABALHAR DENTRO: ACONTECEU EM UM CONCEITO BASEADO NA ESCOLA APÓS ESCREVER O TÍTULO DO ÁLBUM E, ENTÃO, CONSTRUIR O ÁLBUM AO REDOR DA IDÉIA. "Eu escreveria um monte de títulos, e sempre que eu escrevesse, pegaria um daqueles títulos que me agradavam com a música que eu e o produtor criamos naquele momento", diz. "E eu iria apenas ir com ele intencionalmente e tentar escrever um conceito com base nesse título."

Em um nível mais amplo, embora a narrativa de K-12, mais uma vez, venha da perspectiva de Cry Baby, o universo do álbum é uma expansão do que foi introduzido no Cry Baby. USANDO LÍTRICAS RICAS COM METAFORA, AS MÚSICAS DISTRIBUEM A LUTA PARA ENCONTRAR UM LUGAR PARA PARTICIPAR - INCLUSIVE DENTRO DAS AMIZADES, DO MUNDO FÍSICO E ROMANTICAMENTE - MESMO QUANDO ENCAIXE NA SOCIEDADE (E NA ESCOLA) SENTE COMO UMA BATALHA EM UPHILL. "Eu realmente queria que o álbum sentisse que estamos saindo da vida pessoal de Cry Baby", diz Martinez. "AGORA ESTAMOS AINDA MAIS COMO VEM O MUNDO - OU O MUNDO AO REDOR, E OUTRAS PESSOAS QUE ESTÃO LIDAS NESSE MUNDO, E SUAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS. EU REALMENTE QUERIA FAZER O MUNDO UM POUCO MAIOR. "

NUM NOD A ESTE ESCOPO MAIS AMPLO, MARTINEZ TAMBÉM ESCREVEU E DIRIGIU UM FILME DE 90 MINUTOS (TAMBÉM CHAMADO K-12), QUE INCLUI A MÚSICA E OS ESPELHOS DO ÁLBUM, OS TEMAS E PERSONAGENS INTRODUZIDOS. FILMADO NO LOCAL DE BUDAPESTE, HUNGRIA, AO LONGO DE TRÊS MESES, O FILME FOCA-SE NO CRY BABY (TRADUZIDO POR MARTINEZ) E UMA CLASSE DE ESTUDANTES QUE SE ENCONTRAM PROSPERAM EM UMA ESCOLA RESIDENCIAL DE TERRA COMO CASA. À medida que experimentavam os ritos de ocupação da classe média de ocupação - uma luta de comida de quarto de almoço, o envolvimento de uma aula de ginástica, um romance com intenções nefastas, cursos ministrados por professores selecionados - tinham que descobrir uma maneira de escapar.

"Minha principal intenção era mostrar o paralelismo da vida e da escola - quase como se a escola fosse essa metáfora como versão condenada da vida, onde você se dedica às mesmas personalidades como adulto que praticava na escola e ensina-lhe lições sobre E MAIS DE NOVO, AINDA QUE VOCÊ OS APRENDE, "EXPLICA.

MARTINEZ REALIZOU CEDOMENTE NO PROCESSO DE ESCRITA DE ÁLBUNS DE K-12 QUE PODERIA SER ADAPTADO EM UM FILME COMPLETO POR SUA FORTE LINHAS DE HISTÓRIA - E QUANDO TERMINAR ESCREVENDO O ÁLBUM EM 2017, SABIA EXATAMENTE COMO O FILME DEVERIA DESDOBRAR. "Eu finalmente comecei a ganhar essa visão clara do que eu pretendia escrever", diz ela. Apesar de Martinez não ter escrito um roteiro antes, ela rapidamente se tornou profundamente engajada no processo de criação de uma narrativa estendida e criando personagens realistas com backstories vibrantes.

"A melhor maneira que eu posso descrever a escrita de música é que quase me sinto como se eu estivesse sendo atraído por esta linda energia de pura bem-aventurança e luz", diz ela. "É TÃO BORRÃO PARA MIM. É QUASE UMA EXPERIÊNCIA FORA DE CORPO. ESCREVER ESTE FILME FOI MUITO MAIS LÓGICO. HÁ HISTÓRIA INTUITIVA, ONDE EU SABIA O QUE EU QUISIA O SENTIMENTO DAS COISAS SER, E ENTÃO O DETALHE REAL DE ESCREVER O DIÁLOGO E CRIAR PERSONAGENS DE MANEIRA DETALHADA. EU ESTAVA MESMO PENSANDO EM SUA PLANTA ASTROLÓGICA COMPLETA E EM QUE A DINÂMICA DE OUTRAS PESSOAS NAS CENAS ".

O FILME K-12 PRENDE UMA VIBRA LÚSICA E SURREAL, ENQUANTO AS ATROCIDADES DA LOTE DESCENDEM-SE DENTRO DE UMA MANSÃO MAJESTOSA, ORNAMENTADA E LINDO CENÁRIO AO AR LIVRE. ELEMENTOS DO REALISMO MÁGICO RANGING DO MACABRE AO PLAYFUL TAMBÉM AUMENTA O FILME. A CLASSE ALCANÇA A ESCOLA SEM PRISÃO APÓS SEU ÔNIBUS FLUTUA PELAS NUVENS E VAI SUBAQUÁTICA, ENQUANTO PERSONAGENS MOSTRAM PODERES SUPERNATURAS - POR EXEMPLO, O BEBÊ CRY DE MARTINEZ LEVTA E UTILIZA TRANÇA PARA FORMAR UMA MENINA MÉDIA DURANTE UM INCIDENTE DE BULLY DE RECESSE.

"A GATO NO CHAPÉU OU NO GRINCH - OS FILMES SÃO OS QUE VISEI COMO UM CRIANÇA QUE REALMENTE ME APARECEU COMO UM ADULTO", MARTINEZ DIZ. "OU TESOURAS DE EDWARD DE TIM BURTON OU BEETLEJUICE. ESTES SÃO REALMENTE MÁGICOS, FILMES WACKY, MAS TEM PROFUNDOS, MUITO REAIS O HUMANO SUBMONHA-OS A QUE RESSONAM COM MESMO NUM NÍVEL SUBCONSCIENTE. OS SUPERPODERES EM K-12 SÃO REALMENTE APENAS UMA METÁFORA PARA CONSCIÊNCIA E PODER TORNAR EM SUAS HABILIDADES COMO HUMANO. "

PARA ISSO, o K-12 também é enraizado no mundo moderno, e oferece comentários sobre questões sociais, incluindo o racismo, a discriminação contra a comunidade transgênica, a saúde mental e a opressiva veemência da Patri- caria. "Mesmo se você se livrar da pessoa no topo, há sempre uma pessoa que está ansiosamente esperando para despertar o álcool", diz Martinz da semana passada. "O FILME É MENOR QUE FOCAR EM UMA PESSOA E MAIS DO SISTEMA QUE EXISTIU ANTES QUE A PESSOA ESTAVA MESMO LÁ - E COMO PODEMOS REALMENTE MUDAR INTERNAMENTE, BEM COMO EXTERNAMENTE. MAS É TODO OBJORAMENTE METAFÓRICO ATRAVÉS DE VISUAL E MÚSICA. EXISTE MUITO DEEP CAMADAS AO FILME ".

ALÉM DE ESCREVER E DIRECIONAR O K-12, MARTINEZ FORNECE TODA A POLEGADA DE SUA EXECUÇÃO, INCLUINDO O PROJETO DE TRAJE, CABELOS E FABRICAÇÃO E ESCOLHAS DE FUNDIÇÃO. "Eu sou tão meticuloso sobre minha arte e minha música", diz ela. "É A COISA MAIS IMPORTANTE PARA EXECUTAR O QUE É QUE VEJO EM MINHA CABEÇA." MARTINEZ TAMBÉM COMPLETAMENTE SE ENVOLVE COM CADA ÚNICA DECISÃO CRIATIVA. Ela viajou para Budapeste antes de começar e passou uma semana explorando locais de filmagem, e escolheu "todos os tecidos e detalhes" do K-12, trajes clássicos de cozinha que, em turno, veio a vida com desenhos de roupas que ela desenhou EM UM SKETCHBOOK.

O processo de filmagem não era sempre perfeito, e envolvia uma quantidade justa de julgamento e erro; POR EXEMPLO, DETERMINADOS MATERIAIS DE ROUPA NÃO TRABALHARAM COM A COREOGRAFIA DE DANÇA E MANTIDOS PARA SEREM REPARADOS, E ALGUNS DE SUAS PONTAS DE FILMAGEM PREFERIDAS EM BUDAPEST PASSARAM ATÉ ÚLTIMA HORA. COMO DIRETOR, MARTINEZ TAMBÉM TINHA PARA TRABALHAR COM PERSONALIDADES DIFERENTES (E, EM VEZES, ENFRENTAM), E FORÇADA PELAS QUESTÕES COM DECISÕES ARTÍSTICAS.

"O QUE APRENDEU ATRAVÉS DESTE PROCESSO INTEIRO DE CRIAR ESTE FILME FOI REALMENTE PASSAR EM MINHA CONFIANÇA MAIS", DISSE. "TI me ensinou muito sobre o meu valor como um criador, como uma pessoa. Eu não estava muito confiante antes, e foi fácil para as pessoas andarem por cima de mim. Eu era sempre muito decisivo do que eu queria CREATIVELY, mas eu DEFINITIVAMENTE DEIXE AS COISAS FICAREM SOB A MINHA PELE EM UM DETERMINADO PONTO QUE TIPO DE PARADO E EU REALIZOU, 'ESTE É O MEU FILME'. NO FINAL DO DIA, PRECISO FICAR FELIZ COM ESTE ".

Por fim, no entanto, quaisquer ciclos ou obstáculos terminaram, mostrando à tripulação o caminho certo para frente, e o material do filme se tornou especialmente resistente. "Ficou contente que tivéssemos encontrado nossa família de almas", diz Martinez. "TODOS ESTÃO AINDA TÃO PERTO, NÓS VAMOS PATINAR O ROLO JUNTOS A CADA SEMANA. TUDO O QUE SÓ SINTA SIGNIFICA SER." EM UMA TORÇÃO NÃO-SO-COINCIDENTAL, A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE TAMBÉM PERMITE O FILME. MARTINEZ'S CRY BEBÊ COMEÇA A K-12 COM UM MELHOR AMIGO RIDE-OR-DIE, ANGELITA, MAS QUE O FILME PROGRESSA, ELA LENTAMENTE, MAS ATENDE UM AMPLO GRUPO DE AMIGOS LEAL QUE APOIAM SUAS IDIOSSINCELINHAS. A MENSAGEM É PROFUNDA: ABRAÇAR OS ASPECTOS ÚNICOS DE SUA PERSONALIDADE E SER VOCÊ MESMO - MESMO QUANDO A VIDA LHE ABRIR CURVABOLAS OU BOLSAS - AJUDARÁ VOCÊ A ENCONTRAR SEU LUGAR NO MUNDO E SENTIR-SE MENOS SOZINHO.

"TENDO UM SENSOR PROFUNDO DE AMOR PARA O CORPO VOCÊ ESTÁ NESTA VIDA", MARTINEZ DIZ, QUANDO PERGUNTA O QUE QUER QUE AS PESSOAS SE APROVAM DO PROJETO K-12. "GENERALMENTE, NÓS REALMENTE NÃO TEMOS MUITO TEMPO. TODOS SENTE-SE COMO, 'OH, A VIDA É TÃO LENTA'." MAS NA REALIDADE, AS COISAS ESTÃO TÃO RÁPIDAS E NÓS NÓS PODEMOS RECEBER NESSE SEGUNDOS DE VOLTA. NÓS PODEMOS TAMBÉM SER BONS NÓS MESMOS, AS OUTRAS PESSOAS AO REDOR NOS EUA E NO MUNDO. "